Importante: Consulte seu médico a respeito dos prazos em relação a sua recuperação

Implantes de Mama

O implante precisa cicatrizar no local em que foi colocado. Os riscos de um retorno precoce são o hematoma (sangramento), seroma (acúmulo de líquido) e deslocamentos da prótese. Portanto, o ideal é retornar os treinos leves (caminhadas e trote) após cerca de 45 dias, com uso de sutiã cirúrgico que irá oferecer maior segurança à paciente pela diminuição da movimentação das próteses ao se exercitar. Outro artifício utilizado pelas pacientes é utilizar dois tops para dar maior firmeza na região do tronco.

A rotina normal com rodagem de longões, tiros, musculação e grandes alongamentos devem ser feitos somente após o terceiro mês pós-cirurgia. Sabe-se que após 90 dias a cicatrização dos tecidos já aconteceu quase totalmente.

A cirurgia em que os implantes são colocados sob o músculo (peitoral maior) requer uma atenção especial, pois além de ser mais dolorosa, necessita de maior tempo de repouso, pela tendência dos implantes se deslocarem mais facilmente devido à força do músculo. Nestes casos os exercícios leves se iniciam somente após 60 dias. Em geral, o acompanhamento médico é realizado até um ano de pós-operatório e a paciente retorna as atividades normais entre duas a três semanas.

Mamoplastia redutora

Nesta cirurgia, geralmente as cicatrizes são maiores do que nos implantes de mama (próteses) e necessitam de uma maior dedicação da paciente. Em geral, o retorno à caminhada se dá após um mês e as corridas leves após 45 dias.

Adominoplastia

Essa cirurgia também envolve cicatrizes extensas e maior dedicação do paciente no pós-operatório. Além disso, geralmente é feita uma sutura (plicatura) na parede abdominal que poderá dificultar o retorno dos movimentos que exigem essa musculatura envolvida. Em linhas gerais retorna-se a caminhada ao redor de um mês, trotes leves 45 dias e treinos normais em dois meses. Os exercícios que envolvem a musculatura abdominal somente após três meses.

Lipospiração


Pode-se realizar lipoaspiração de pequenas áreas como a região do mento até outras maiores englobando todo o abdome, por exemplo. Dependendo da área que foi operada é possível retornar as atividades mais cedo ou não. As incisões para a realização da cirurgia são pequenas (em torno de 0,5 cm), portanto o que irá definir o tempo de retorno para as atividades é a extensão do local lipoaspirado e o nível de dor. Em linhas gerais, lipoaspiração de pequenas áreas o tempo de retorno é de sete a dez dias, enquanto em áreas maiores 14 a 21.