1. Bebidas alcoólicas
Não é à toa que nos sentimos feias quando estamos de ressaca. O álcool provoca a perda de água do organismo, e consequentemente deixa a pele desidratada, sem elasticidade e com aspecto envelhecido.

2. Café
Esta é outra bebida que é melhor não exagerar. O excesso favorece o aumento dos níveis do hormônio cortisol no organismo, o que leva ao envelhecimento da pele e à desidratação.

3. Açúcar
O açúcar aumenta o nível da glicose no sangue e esta se liga às proteínas responsáveis por manter a elasticidade e a firmeza da pele, impedindo que cumpram plenamente suas funções. O açúcar – refinado ou cristal – também pode causar dependência. Além disso, pode causar desequilíbrio na flora intestinal, pois inibe a absorção de nutrientes como vitaminas e minerais; agride o intestino e aumenta o número de bactérias e fungos no organismo.

4. Embutidos
Alimentos como salaminho, mortadela e presunto são ricos em gordura saturada, sódio e nitratos. Essas substâncias promovem a inflamação da pele, a retenção de líquidos e ainda intoxicam o organismo, acelerando o envelhecimento precoce. E não é só a pele que sofre: as substâncias presentes nos embutidos também deixam cabelos e unhas quebradiços.

5. Sal
O sal faz com que o corpo retenha líquido, causando inchaço e podendo agravar a celulite. Sal também é prejudicial a sua pele, já que os tecidos incham, criam bolsas embaixo dos olhos, agravam a acne e ainda aceleram o envelhecimento.

6. Refrigerante
Rico em açúcar e corantes artificiais, ele soma os problemas causados pelos dois. O resultado é uma pele menos firme.

7. Alimentos industrializados
A combinação de corantes, conservantes, gordura trans e gordura saturada, utilizados para que os alimentos durem por mais tempo, não ajudam em nada na aparência, e ainda aumentam a pressão arterial e o risco de infarto. Eles também contém uma grande quantidade de sal, que faz mal à pele.
Fonte: IG