Cirurgia de Mamas

    Com a evolução das próteses e a tecnologia na fabricação do silicone, a segurança aumentou muito neste tipo de cirurgia. Não sendo mais necessário a troca da prótese a cada dez anos, pricipalmente devido ao preenchimento da prótese com silicone “coeso”, que não sai da prótese mesmo com seu rompimento. O seguimento e cuidados com a cirurgia continua sendo importante importante, assim como a escolha de um cirurgião com título de especialista.

    Se você está insatisfeito com o tamanho da sua mama, a cirurgia de aumento de mama é uma opção a ser considerada. O aumento de mama pode:

    • Aumentar o tamanho e projeção de seus seios
    • Melhorar o equilíbrio de seu corpo,
    • Melhorar a sua autoestima e autoconfiança.

    A mamoplastia de aumento não corrige seios severamente caídos. Se você deseja um resultado que corrija a flacidez, o procedimento de elevação da mama pode ser realizado ao mesmo tempo que o aumento de mama ou, então, pode ser necessária uma segunda cirurgia. Seu cirurgião plástico irá ajudá-la a tomar esta decisão.

    A redução de mama é indicada para pacientes que desejam ter seios com aparência saudável, volume confortável, firmes e elevados. A cirurgia também proporciona a simetria entre as mamas que geralmente são desiguais.

    O procedimento cirúrgico de redução de mamas deve ser realizado quando os seios alcançam o seu completo desenvolvimento. A amamentação e o aumento de peso excessivo são fatores que podem provocar o aumento do tamanho e a mudança de formato dos seios, portanto a cirurgia é indicada para pacientes que já passaram por gravidez.

    Conhecida também como lifting de mamas. Esta cirurgia tem como objetivo reverter o caimento natural dos seios (ptose mamária), reposicionar a aréola e a pele com flacidez, elevando as mamas até sua posição original, promovendo sua simetria.

    Pode ser realizada com ou sem prótese de silicone.

    Nenhuma mulher tem um peito 100% simétrico. Há sempre pequenas diferenças que na maioria dos casos passam despercebidas e não são causa de incómodo ou desconforto para a mulher.

    As assimetrias mamárias podem ocorrer devido á alguma patologia da mama ou ser de origem congênita (ao nascimento).

    O tratamento cirúrgico deve ser muito bem planejado junto com a mulher para se obter um resultado ótimo e satisfatório. Sendo bastante variável e com muitas alternativas (próteses de silicone, mastopexias, redução da mama, etc.) atualmente.

    O objetivo da cirurgia é reestabelecer uma harmonia corporal, de forma a apresentar um resultado proporcional e adequado e ao mesmo tempo lidar de forma carinhosa e humana com um problema que para algumas mulheres e jovens é extremamente sensível.

    Cerca de 3% da população mundial possui a condição, sendo as mulheres as mais afetadas – e em ambas as mamas.

    Geralmente, é resultado de uma má-formação congênita, devido à fraqueza nos ligamentos que sustentam o mamilo. Porém também podem ser decorrente de inflamações, infecção e até mesmo câncer.

    Ao perceber a alteração nas papilas, a mulher deve buscar ajuda de um especialista, que investigará as causas do problema, se há doenças associadas a ele.

    Para tratar a condição, existem formas paliativas como o corretor de mamilo, uma bomba a vácuo, e exercícios para puxar as papilas. Entretanto, o melhor procedimento é a cirurgia. Ela devolve os mamilos à posição original e, geralmente, só necessita de anestesia local.

    Muitos homens apresentam aumento das mamas a ponto de incomodar funcionalmente e esteticamente. Existem vários graus de intensidade da ginecomastia (aumento das mamas masculinas) e várias causas também. Felizmente a grande maioria das vezes são problemas benignos que não prejudicam a saúde da pessoa. Muito importante procurar um profissional bem treinado para realizar o diagnóstico correto, descartar problemas graves e realizar uma boa cirurgia no tempo correto.

    Cirurgia plástica de mamas em São Caetano do Sul, São Paulo, Dr. Amilton Casado Neto, cirurgião plástico. Cirurgia Plástica no ABC, São Paulo