Levantamento é da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Especialista alerta para os riscos da operação.A cirurgia plástica na adolescência está se tornando cada vez mais comum. Com as mudanças desta fase da vida, a busca pela perfeição estética faz da operação um recurso para resultados rápidos. O Tem Notícias 1ª edição desta quarta-feira (10) tratou o assunto ao vivo. Veja a reportagem completa e os questionamentos que foram respondidos pela cirurgiã plástica Evandra de Moura Rabello no vídeo ao lado.

Segundo uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, 88% das cirurgias estéticas são em mulheres. Do número total de cirurgias, 6% são em pessoas de 13 até 18 anos e 38% de 19 a 35 anos.

As mais procuradas

As mais requisitadas são de aumento e redução de mama, lipoaspiração para eliminar gorduras, principalmente da barriga, rinoplastia e otoplastia. Além dos riscos eminentes de toda cirurgia quando realizada na adolescência, a plástica pode causar distúrbios psicológicos, já que nessa fase a personalidade e a auto-imagem ainda está em formação. 

Para especialistas, é fundamental que a estrutura psicológica da adolescente esteja preparada para encarar e aceitar a mudança de imagem que a cirurgia irá proporcionar.

Fonte: G1