Dr. Amilton S. Casado Neto, cirurgião plástico especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) com especialização pela USP de Ribeirão Preto, orienta sobre algumas decisões tomadas pela Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) a respeito das próteses de silicone utilizadas nas cirurgias de aumento das mamas.

Após as complicações encontradas em pacientes que receberam implantes das marcas PIP e ROFIL a importação de todas as próteses foi suspensa até que a ANVISA libere a regulamentação com o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO).

Apos contato da SBCP com o Senhor Presidente da ANVISA, Dr. Dirceu Brás Aparecido Barbano, o mesmo orientou:

• Próteses fabricadas e/ou importadas até a 0hora de 21/março/2012, poderão ser utilizadas sem restrições;
• A partir de 22/março/2012, todas as próteses (importadas ou nacionais) deverão conter o selo INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia);
• A previsão do INMETRO para conclusão desta regulamentação é 29/março/2012;

Apesar de ainda não haver esta regulamentação por parte do INMETRO, as pacientes que desejam realizar cirurgia de aumento dos seios não precisam ficar preocupadas. As próteses em estoque nas empresas podem ser comercializadas normalmente, o importante é procurar um cirurgião plástico com título de especialista e se certificar sobre as próteses utilizadas.


Existem próteses de excelente qualidade no Brasil, inclusive com certificado do FDA (“Food and Drug Administration”), entidade muito rigorosa presente nos Estados Unidos da América.

Portanto, estamos seguros, até a liberação do INMETRO, e bastante confortáveis na manutenção da realização desta cirurgia que traz grande felicidade e tem, muitas vezes, contribuição fundamental na saúde física, psíquica e social da mulher.